Untitled Document

13/06/2019 - 07h00
Câmara de Castro Verde apresenta Orçamento Participativo

A Câmara Municipal de Castro Verde apresenta formalmente hoje em Sessão Pública a realizar no Fórum Municipal de Castro Verde às 21 horas a 1ª edição do Orçamento Participativo (OP) de Castro Verde.
“O Orçamento Participativo é um mecanismo de promoção da cidadania ativa e de democracia participativa e voluntária, que assenta na consulta direta aos cidadãos, dando-lhes a oportunidade de propor e eleger projetos de interesse para o concelho. A iniciativa tem como objetivos aproximar os munícipes das políticas públicas municipais através da recolha e integração de propostas de utilidade coletiva no Orçamento Municipal para o próximo ano, estando definido um total de € 40.000 para as ações de 2020” revelou o presidente da câmara de Castro Verde.
Segundo António José Brito os projectos abrangem “espaço público e espaços verdes; Urbanismo; Cultura e Desporto; Ação Social, Educação e Juventude; Modernização Administrativa; Trânsito, Infraestruturas e Mobilidade; Higiene Urbana; Turismo, Desenvolvimento Económico e Ambiente, são as áreas sobre as quais podem incidir as propostas a apresentar pelos munícipes”.
“O Orçamento Participativo do Município de Castro Verde destina-se a todo os cidadãos, com idade igual ou superior a 16 anos,estudantes, residentes ou recenseados no concelho e assenta num modelo de carácter deliberativo, dividido em dois períodos. Numa primeira fase os cidadãos são convidados a apresentar as suas propostas de investimento público e, numa fase posterior, decidem, através de votação, as propostas vencedoras a incluir no Orçamento Municipal para 2020” esclarece o autarca socialista concluindo que “esta iniciativa, que no nosso distrito só se realiza em Mértola e Odemira é uma forma de dar o poder aos cidadãos de com as suas ideias nos ajudarem participando na vida do nosso concelho, contribuindo assim de forma mais activa, efectiva e afectiva com as causas que achem mais pertinentes” evidencia António José Brito.
As próximas sessões de apresentação do Orçamento Participativo à população realizam-se em Entradas (17 junho), São Marcos da Atabueira (18 junho), Santa Bárbara de Padrões (24 junho) e Casével (25 junho).
A recolha das propostas decorre durante o mês de julho nas sedes de freguesia concelho (incluindo Casével) através da realização de Assembleias Participativas e, ao mesmo tempo, de uma Plataforma on-line (de 1 de julho a 31 de agosto 2019

13/06/2019 - 07h00


Som:

 
 
Mais Notícias

"Falta cultura de segurança na ALMINA" Luís Cavaco presidente do STIM
(11/07/2019 - 07h00)
"O Alentejo é a região que mais cresceu turisticamente mas não nos pudemos encostar à bananeira" Ceia da Silva presidente da ERT
(11/07/2019 - 07h00)
Bairro da Misericórdia em Almodovar vai ser intervencionado
(10/07/2019 - 07h00)
Câmara de Castro Verde promove Programa de Ocupação de Jovens
(10/07/2019 - 07h00)
Castro Verde vai ter duas residências autónomas
(10/07/2019 - 07h00)

anterior - seguinte