Untitled Document

03/12/2019 - 07h00
António Bota volta a defender “a construção de uma barragem que aproveite a água da ribeira de Oeiras”

O autarca socialista participou no Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, que se realizou em Vila Real, e diz ter levado a voz do seu concelho e as ambições do mesmo.
Segundo António Bota “defendi,um maior investimento na nossa região,e, essencialmente, na construção da barragem de Oeiras, na ribeira de Oeiras próximo do Mt Bentes.
Acredito que esta barragem, já visionada em 1996, mas agora com outros detalhes numa época de pura e global preocupação com as alterações climáticas , vai trazer ao concelho e à região, enormes potencialidades de desenvolvimento”.

O presidente da câmara de Almodôvar reforçou esta sua ambição por “acreditar que a Barragem de Oeiras para alem de uma maior reserva de água para consumo humano , vai trazer potencialidades para um caudal ecológico de Almodôvar até Mértola (rio Guadiana ) o que vai permitir mais vida animal e vegetação com a possibilidade acrescentada de turismo de natureza, mitiga a seca da região, cria um microclima mais húmido que favorece melhores pastagens para alimentação de gado e menor erosão de terrenos (e segundo estudos, mais probabilidades de chuva), disponibiliza água para abeberamento e água para a agricultura, será um óptimo reservatório de água para abastecimento de carros e helicópteros no combate a possíveis incêndios na região, abastece os terrenos a jusante especialmente na infiltração (reservas aquíferas), entre muitas outras vantagens.Poucas são as desvantagens! E nenhuma vale as possibilidades de desenvolvimento que parece mais lógico” referiu salientando que o fez para “sensibilizar quem nos representa no governo central. Não deixarei de mostrar esta necessidade e as vantagens desta barragem pois este também é um trabalho de autarca, sem menosprezar todas as outras necessidades do nosso concelho e da nossa região”.
Para António Bota “só notamos a falta de água quando a fonte seca. Não gostaria de ver as novas gerações a debater este problema , terão outros , e por isso , não abdico da pressão sobre o governo para ir resolvendo, um a um, as preocupações que hoje nos assolam” sublinhou o autarca de Almodôvar.

03/12/2019 - 07h00


Som:

 
 
Mais Notícias

Câmara de Mértola promove Passeios de Inverno para Conhecer Arte Moderna e Contemporânea
(05/12/2019 - 07h00)
ESDIME promove missão técnica à região de Hauts-de-France
(05/12/2019 - 07h00)
Câmara de Castro Verde não aumenta o preço da água em 2020
(04/12/2019 - 07h54)
Eleições no STAL/Beja realizam-se hoje
(04/12/2019 - 07h00)
Freguesia de Mértola concede cinco mil euros a bebés da freguesia
(04/12/2019 - 07h00)

anterior - seguinte