Untitled Document

05/12/2019 - 07h00
ESDIME promove missão técnica à região de Hauts-de-France

A ESDIME está a promover, entre 3 e 6 de DEZEDMBRO, uma missão técnica com representantes do Baixo Alentejo à região francesa de Hauts-de-France, com o objetivo de conhecer boas práticas ao nível do fomento do empreendedorismo agrícola, de soluções colaborativas de valorização da produção, de apoio ao empreendedorismo jovem e ainda de projetos de transição energética e ecológica.
“ Para além da equipa da ESDIME, a iniciativa conta com a participação da CIMBAL, dos municípios de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique, das associações de regantes ABROXO e ABORO, da ACPA e da EDIA. O setor da investigação e inovação está representado pela presença do Instituto Politécnico de Beja, através da sua Incubadora, pelo CEBAL e pela Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo. A missão técnica inclui um conjunto de visitas, nomeadamente ao Germoir – Espaço de Teste Agrícola, a primeira iniciativa de teste agrícola em França e local onde os agricultores podem previamente testar os seus projetos de forma acompanhada em talhões certificados em modo de produção biológica, a um Ecopolo Alimentar, especializado na transformação de produtos agrícolas, a uma cooperativa de fomento do empreendedorismo jovem em meio rural e à associação Energhétic, responsável pela criação de cooperativas de energia cidadã e pela aplicação prática do conceito na Vila em Transição Loos-en-Gohelle, uma antiga vila mineira que se destacou pelas ações rumo à transição energética e ecológica” revelou Lisa Ferro à Rádio Castrense.
O programa contempla ainda reuniões com decisores e autarcas locais e com o GAL Pays du Montreuillois. A missão técnica resulta do projeto “LEADER_Inov@ - Promoção do Empreendedorismo e da Inovação Territorial” e é financiada pelo Alentejo 2020, Portugal2020 e Fundo Social Europeu.

05/12/2019 - 07h00


Som:

 
 
Mais Notícias

Jogos do Fim de semana
(24/01/2020 - 07h00)
Presidente da Câmara de Aljustrel pede intervenção urgente na Estrada Nacional 2
(24/01/2020 - 07h00)
XVII Congresso Nacional no Portimão Arena realiza-se sábado em Portimão
(24/01/2020 - 07h00)
O canoísta Bruno Afonso espera ir aos Jogos Olímpicos de Tóquio
(23/01/2020 - 07h00)
"Concordamos em absoluto com a hospitalização domiciliária mas não acreditamos que a mesma vá para a frente no nosso distrito" Edgar Santos
(23/01/2020 - 07h00)

anterior - seguinte