Untitled Document

13/01/2020 - 07h00
“O movimento associativo honra o nome de Almodôvar” António Bota

Em entrevista concedida à Rádio Castrense o presidente da câmara de Almodôvar valorizou o trabalho de todo o movimento associativo do concelho, realçando que os apoios que o município lhe concede são perfeitamente justificados.
“Este ano continuamos com a firme convicção em apoiar Projectos culturais. Em 2019 nasceu a Orquestra Clássica de Almodôvar e isto significa o quê? Significa que a câmara está ao lado de projectos desta natureza. Este projecto em concreto tem instalações em Almodôvar, são muitos jovens, a maior parte deles do Conservatório, uns de Almodôvar, outros de Castro outros de Ourique, mas, o que é certo é que a Orquestra está em Almodôvar porque os seus responsáveis viram no nosso concelho uma casa de acolhimento porque nós cultivamos esta faceta de apoiar projectos com futuro. É certo que alguns deles podem ficar pelo caminho mas para nós têm todos futuro, acreditamos em quem lidera estes projectos. As associações culturais são vias de comunicar ao mundo o que Almodôvar tem para oferecer em termos culturais.
António Bota não tem dúvidas de que a cultura é uma das ferramentas mais importantes para a afirmação de uma comunidade “a cultura é das coisas mais importantes de um povo. Um povo sem cultura é um povo sem identidade. E um povo sem identidade não existe. Portanto dos grupos corais, felizmente que já surgiu um grupo infantil em Aldeia de Fernandes, ao rancho folclórico, até aos projectos culturais de lazer, são eles que fazem as pequenas festas nas aldeias, como outros projectos como por exemplo a construção da estátua do mineiro que simboliza um agradecimento aos mineiros pela labuta do seu dia a dia e pela importância que esta actividade mineira tem para a economia do concelho e não só. Destaco ainda o apoio que damos aos artistas locais que nós contratamos continuamente para actuarem nos nossos eventos, nas nossas festas, para que se sintam úteis, para que sejam vistos e para que saibam que nós lhes agradecemos pela forma como projectam o nosso concelho culturalmente. Em termos de infraestruturas felizmente que o cine-teatro esta a funcionar a cem por cento, à frente do qual temos uma pequena estátua junto ao edifício da Biblioteca que assinala a importância que o Convento tem para nós em termos culturais, a estátua é para nós a marca que evoca dois períodos, o moderno através do cine-tetro e o antigo o Convento. Tudo isto para lhe dizer que vamos continuar a apoiar a cultura local, os nossos artistas, as nossas associações e continuaremos a postar nos eventos temáticos com cultura onde todos eles estarão em palco para se mostrarem aos almodovarenses e ao mundo. Agradeço a forma como todas as nossas instituições levam o nome de Almodôvar além fronteiras promovendo o que é nosso, a nossa identidade da qual nos orgulhamos muito, daí os apoios que continuaremos a conceder aos nossos artistas às nossas associações como forma de lhes agradecer e de os estimular a continuarem esta caminhada que só os prestigia e nos enriquece enquanto povo que tem uma identidade cultural muito especifica, muito nossa e isso é de enaltecer. Fica o meu agradecimento, meu e do meu executivo, a todo o movimento associativa de Almodôvar pela sua pujança desejando que assim continuem. Nós estamos cá para os apoiar” salienta o autarca socialista de Almodôvar.

13/01/2020 - 07h00


Som:

 
 
Mais Notícias

Jogos do Fim de semana
(24/01/2020 - 07h00)
Presidente da Câmara de Aljustrel pede intervenção urgente na Estrada Nacional 2
(24/01/2020 - 07h00)
XVII Congresso Nacional no Portimão Arena realiza-se sábado em Portimão
(24/01/2020 - 07h00)
O canoísta Bruno Afonso espera ir aos Jogos Olímpicos de Tóquio
(23/01/2020 - 07h00)
"Concordamos em absoluto com a hospitalização domiciliária mas não acreditamos que a mesma vá para a frente no nosso distrito" Edgar Santos
(23/01/2020 - 07h00)

anterior - seguinte